5 – O Pastor e as Ovelhas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quebra Gelo – Como devo tratar os Pastores?

                           O que a Bíblia ensina sobre este assunto?

Momento de Oração

Ore Pelos seus Pastores e Líderes.

Ore pelas famílias dos Pastores e Líderes

Louvor & Adoração

COMPARTILHANDO A PALAVRA – (Hebreus 13:7-9 e 17)

“Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério” (I Timóteo 1:12).

LEMBREMO-NOS: “Os Pastores (anciãos) que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino”  (I Timóteo 5:17).

Temos aprendido que o Pastor é um homem que leva conforto e alívio aos cansados e oprimidos de coração, às almas tristes e abandonadas. Sempre preocupado em cuidar dos fortes, amparar os fracos e curar os feridos. E, muitas vezes, nunca pensamos que o Pastor, em certas ocasiões, pode se sentir triste e abandonado, vivendo em dificuldades e precisando de conforto.

Quantas queixas o Pastor recebe! Quantos problemas são levados a ele, para que encontre soluções! Quantas fofocas são combatidas por ele, para manter um ambiente sadio e alegre entre os irmãos! Quantas intrigas e brigas o Pastor tem que apaziguar! Quantas notícias péssimas e desagradáveis são levadas ao Pastor! Quantos aconselhamentos difíceis ele tem que fazer!

O Pastor é um homem que tem uma grande responsabilidade e uma grande carga de trabalho sobre os seus ombros. O Pastor administra, prega, admoesta, aconselha, evangeliza, doutrina, ensina, zela pelo patrimônio da Igreja, representa a Igreja socialmente e legalmente, dá clínica pastoral, faz conferências, palestras, dirige cultos especiais (fúnebres; casamentos; aniversários; ações de graças; formatura etc), é esposo, é pai, é família! Mas não é super-homem.

Você já pensou nisto? Você já levou algum conforto ao seu Pastor? Suas críticas têm sido construtivas e acompanhadas de sugestões práticas?

            Não raro esquece-se que, embora o Pastor seja um homem que não reclama para si a infalibilidade, um homem que, em certo sentido, é como outro qualquer, sujeito a erros e falhas.  Contudo, um homem que recebeu de Deus um santo legado e que deve ser respeitado e honrado por todos os membros do Rebanho de Deus na Terra (Hebreus 13: 7,17).

            Como você trata seu Pastor? Você tem orado com ele e por ele? Você o tem em grande estima e consideração? Você o obedece e acata seus conselhos e admoestações? Você o trata com respeito mesmo que ele não concorde com você? Você é dos que ajudam no exercício do ministério?

         UMA PALAVRA DE PEDRO AOS PASTORES: “APASCENTAI O REBANHO DE DEUS, QUE ESTÁ ENTRE VÓS, NÃO POR FORÇA, MAS ESPONTANEAMENTE SEGUNDO A VONTADE DE DEUS; NEM POR TORPE GANÂNCIA, MAS DE BOA VONTADE” (I Pedro 5:2).

UMA  PALAVRA  DE  PAULO  ÀS  OVELHAS: “OS PASTORES QUE GOVERNAM BEM SEJAM TIDOS POR DIGNOS DE DUPLICADA HONRA, ESPECIALMENTE AOS QUE TRABALHAM NA PREGAÇÃO E NO ENSINO” (I Tim. 5:17).

“ORA, ROGAMO-VOS, IRMÃOS, QUE RECONEÇAIS OS QUE TRABAHAM ENTRE VÓS, PRESIDEM SOBRE VÓS NO SENHOR E VOS ADMOESTAM; E QUE OS TENHAIS EM GRANDE ESTIMA E AMOR, POR CAUSA DA SUA OBRA. TENDE PAZ ENTRE VÓS” (I Tessalonicenses 5:12-13).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.