É NECESSÁRIO ESPERAR

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quem gosta de esperar? Na verdade todos gostamos de ter tudo na hora. Receber tudo na hora. Fazer tudo na hora. Ser atendidos na hora.

Somos a geração dos apressados. Nossa paciência parece que está ficando cada vez mais curta. Temos pressa para tudo. Descrevemos a vida como um “corre-corre” frenético. Estabelecemos para nós mesmos um ritmo de vida aceleradíssimo. Assumimos mais compromissos do que podemos dar conta. Vivemos continuamente agoniados, apressados. Como dizem os cearenses: estamos sempre avexados.

Se estamos no trânsito, queremos andar na faixa mais rápida, ou saímos ziguezagueando, procurando ultrapassar todos os demais carros, dirigindo perigosamente, irresponsavelmente, buzinando como loucos e gritando: sai da frente que estou com pressa.

Quando vamos ao banco, ficamos nervosos e irritados se temos que pegar uma fila e precisamos esperar a nossa vez para sermos atendidos, após os clientes prioritários.

Se estamos fazendo compras em um supermercado, olhamos com raiva para a pessoa que está em nossa frente carregando onze volumes para passar no “caixa rápido” de até dez volumes. Nossa tolerância é zero.

Até para comer temos pressa. Não mastigamos bem a comida. Engolimos tudo rapidamente… Ficamos impacientes até para dissolver o leite em pó, ou esperar a sanduicheira aquecer o suficiente para preparar um misto-quente! Até o micro-ondas parece que anda devagar para esquentar nossa comida!…

A verdade é que tem gente tão apressada que quando tem que fazer “um minuto de silêncio”, só fica calado por quinze segundos!…

Tem gente que é tão apressada que transforma toda sala de espera em: sala de tortura, sala de irritação, sala de agonia.

Precisamos entender que em muitas situações, “a pressa se torna inimiga da perfeição”. E que quem tem muita pressa costuma “comer cru e quente”, além de queimar a língua.

Mas é bom lembrar também que saber esperar não equivale a cruzar os braços e entregar-se a inatividade, ou assumir uma posição de passividade diante da dinâmica da vida.

Saber esperar, e saber em quem esperar, faz parte do bom exercício da arte de viver, como declarou o grande Rei Davi: “Descansa no Senhor, e espera nele” (Salmo 37:7a). Descansar no Senhor e esperar nele significa: confiar em Deus e reconhecer que Ele é o Senhor de tudo, inclusive do tempo.

É sábio quem sabe esperar o tempo certo para fazer a coisa certa, na hora certa: “tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de cozer; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. (Ecl. 3:1-8).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Pr. Brito

Pastor Presidente da IEBV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *