Idolatria

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Tanto a idolatria quanto a feitiçaria são práticas condenadas de forma muito veemente pela Bíblia. O Deus único e verdadeiro, revelado na Bíblia, condena de forma clara e muito enfática todo tipo de idolatria como também todo tipo de feitiçaria.

Começo citando os dois primeiros dos DEZ MANDAMENTOS, que Deus nos deu: (Êxodo 20:1-4 e Deuteronômio 5:7-9).

   I – Não terás outros deuses diante de Mim.

         II – Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma do que há em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso…

Disse mais o Senhor a Moisés: “Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19:4).

“Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedras com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 26:1).

Disse mais Moisés ao povo: “Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher” (Deuteronômio 4:15-16).

Disse mais Moisés ao povo: “Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher” (Deuteronômio 4:15-16).

A idolatria, em todos os tempos e em todos os lugares sempre foi condenada por Deus: “Também os filhos de Israel fizeram secretamente contra o Senhor seu Deus coisas que não eram retas… e serviram a ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis isso” (II Reis 17: 9 e 12).

O Salmista assim nos diz: O nosso Deus está nos céus; Ele faz tudo o que lhe apraz. E só em Deus é que devemos confiar. Deus é nosso auxílio e escudo. (Salmo 115: 3,9,10).

“Mas os ídolos das nações são feitos de prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhante a eles sejam os que o fazem, e todos os que neles confiam”. (Salmo 115:4-8).

Hoje a situação da idolatria parece que piorou e ainda está mais crítica, porque alguns fazem para si deuses, ídolos, de tudo quanto é jeito, que não são nem de ouro nem de prata, mas feitos até de tiras de pano, sem olhos, sem ouvidos, sem boca, sem nariz… (Leia Salmo 135:15-18).

Como diz o Profeta: “Que aproveita a imagem esculpida, tendo-a esculpido o seu artífice? A imagem de fundição, que ensina a mentira? Pois o artífice confia na sua própria obra, quando forma ídolos mudos. Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E á pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, e dentro dele não há espírito algum. Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:18-20).

Algumas abominações que Deus proíbe com muita veemência: “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos”.

“Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti”.

“Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa” (Deuteronômio 18:9-14).

 

Vamos ver alguns dos ensinamentos do Novo Testamento acerca dos idólatras e da idolatria:

 

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idolatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles” (Efésios 5:5-7).

 

“Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios” (I Coríntios 10:19-21).

 

“Convertemo-nos dos ídolos a Deus, para servirmos ao Deus vivo e verdadeiro” (I Tessalonicenses 1:9).

 

“Não vos torneis, pois, idólatras, como alguns deles… Portanto, meus amados, fugí da idolatria” (I Coríntios 10: 7, 14).
Finalmente, peço que todos atendam ao apelo dramático do Apóstolo do Amor: FILHINHOS, GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS” (I João 5:21).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Pr. Brito

Pastor Presidente da IEBV.

Os comentários estão desativados.