Noé, um exemplo de Pai!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

…Ele era um homem justo, irrepreensível na sua geração; Noé andava com Deus” (Gn 6.9).

 

Sua família teve influência em sua fé:

* A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo (Rm 10.17).

  • Seu bisavô Enoque: “[…] desapareceu porque Deus o levou” (Gn 5.24).
  • Seu avô Matusalem foi o homem que mais viveu (pois era temente a Deus e honrava seus pais)

* Seu pai Lameque chamou seu nome de Noé (descanso), dizendo: “Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou (Gn 5.29).

 

Noé viveu numa época em que o mundo estava repleto de pecado. Apesar do estado decadente em que a humanidade vivia, ele prosseguia com uma fé e confiança fervorosa em Deus. Não era um homem perfeito mas fez tudo para proteger a sua família e, com coragem e contra (no início) a sua própria família, ele obedeceu a Deus e a sua família foi grandemente abençoada. Apesar das imperfeiçoes que cada um de nós temos, nós podemos aprender que, como Noé, nós devemos proteger e cuidar das nossas famílias e a nossa maior bênção é vê-los felizes e protegidos.

 

Existe Dois tipos de PAIS – o que estão  dentro do projeto de Deus e os que estão fora do projeto de DEUS

 

Hebreus 11.7 “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”.

 

1– Pai é exemplo de fé!

A maior herança que um pai pode deixar para seus filhos são os valores. De todos os valores morais, a fé supera em grandeza, além de ser eterna. Nada é mais poderoso que a fé na vida de um homem. Então o maior investimento que um pai pode fazer na vida dos filhos é ensinar a crer em Deus e lutar por seus sonhos, mesmo que pareçam impossíveis.

 

2-  Pai é um exemplo de Líder!

Noé estava disposto a levar toda a sua casa a servir ao Senhor… lembre-se que liderança nao é imposta, é conquistada, e para isso ele foi EXEMPLO para a sua familia

 

3- Pai é exemplo de trabalho!

Quando Noé recebeu sua missão de construir uma arca, também teria o privilégio de salvar a sua família (Gênesis 6.18 e 7.1). Mas deveria trabalhar em conjunto com seus filhos para conseguir completar a obra (Gênesis 7.7).

Com certeza tinham uma boa convivência para conviver tanto tempo dentro de um barco e dividir as tarefas corretamente (Gênesis 7.13).

Não sabemos quanto tempo a arca demorou em ser construída, mas do primeiro momento em que a Bíblia cita “era Noé de quinhentos anos e gerou Sem, Cam e Jafé” (Gênesis 5.32) até o momento em que a arca fica pronta, passam cem anos, pois “tinha Noé seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a terra” (Gênesis 7.6). Uma lição de perseverança, determinação e unidade nesta família.

A figura paterna deve ser um exemplo de trabalho. Como chefe da família o pai deve ir à frente, em tudo que fizer sendo referencial para os filhos. Isso não significa colocar o trabalho acima da convivência familiar, mas estar sempre fazendo as coisas juntos aproveitando o tempo ao máximo.

 

3 – Pai é um exemplo de Coragem!

Coragem para fazer tudo o que Deus lhe havia ordenado, coragem de abrir mão dos seus sonhos e projetos, para realizar o projeto de Deus, coragem para fazer uma grande arca, acreditando que cairia uma grande chuva do céu, sem mesmo antes ver a chuva, pois até o dilúvio ainda não havia chovido na Terra

 

4 – PAI É exemplo de Determinação, Persistência  e Confiança!

Teve determinaçãopara começar algo grande, persistência por cerca de 100 anos para concluir o que havia começado e coragem de não abrir mão do projeto de Deus, mesmo diante das críticas e dos críticos

 

5- PAI é exemplo de fidelidade! (6:22)

A fidelidade é uma grande lição de vida que os pais podem passar para os filhos. Tudo que o pai faz é visto pelos filhos e o exemplo é que marca sua vida, pois “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lucas 16.10). A fidelidade a Deus e à família são marcas que um pai precisa deixar aos filhos marcando-os com valores como a lealdade.

 

Todo pai de família precisa ser determinado para não perder o foco. Somente com muita luta é que se alcançam os objetivos na vida. Como líder da família, o pai precisa tomar decisões importantes e a principal delas é que sua casa seja um lugar da presença de Deus. Antes de cada decisão, procure a orientação Divina que te mostra o que é melhor para seu lar.

Pai coloque suas decisões nas mãos de Deus!

 

Conclusão:

* A FÉ DE NOÉ foi grandemente influenciada pelos seus antepassados, (avô e pai), os quais tinham um grande relacionamento com Deus.

* Os valores são recebidos EM CASA.

* Os pais transmitem a fé aos filhos.

* Ainda há tempo de influenciarmos a nossa família e aqueles que nos cercam com a nossa fé

 

DEUS NOS AJUDE A SER UM BOM PAI!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *