Viver É!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

VIVER É:

Pr. João Brito Nogueira

Você já parou para analisar a dinâmica da vida? O que significa viver para você? Vamos procurar colocar nesta reflexão, de maneira bem prática e objetiva, o que realmente significa viver.

VIVER É PENSAR – Quem não pensa, vegeta. A proverbial frase filosófica: “Penso logo existo” é muito significativa. Mas é bom que se destaque o fato de que não nos basta existir, devemos viver bem, com dignidade, com qualidade, com consciência de que viver é bom quando damos significado e razão de ser a nossa vida.

Pensar é usar com sabedoria a nossa racionalidade. Pensar é para racionais. Pensar é ter uma mente que se permite voar nas asas de uma imaginação sadia e edificante. Pensar traz equilíbrio a vida e nos faz tomar decisões sensatas sem que cometamos precipitações perniciosas.

Pensar é refletir, avaliar, reavaliar, considerar os “prós e contras”. Pensar inclui a capacidade de examinar tudo e reter o bem. Pensar nos faz entender que “todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam. Todas as coisas são lícitas,  mas nem todas convêm”.

Pensar antes de falar, só faz bem. Pensar antes de prometer é atitude de sensatez. Pensar muito antes de fazer decisões contribui para tomarmos as melhores decisões.

VIVER É SONHAR – Sonhar é dar asas a imaginação. Sonhar é permitir que novas e desafiadoras visões encontrem guarida em nossas mentes. Sonhar é ir além da imaginação sem perder a razão. Pois sonhar não é divagar a mercê dos desvaneios sem chegar a lugar algum.

Sonhar é permitir que pensamentos elevadíssimos e nobilíssimos ocupem lugar em nossos corações, mas sempre mantendo os pés firmes no chão do bom senso e da razoabilidade.

VIVER É PLANEJAR – Planejar é fazer uso da razão, do conhecimento e da lógica par ir em frente. Planejar é prosseguir com inteligência na construção da própria vida. Planejar é seguir adiante com objetivos elevados, claros e bem estruturados.

Planejar é arquitetar no hoje o que vamos construir para o futuro e no futuro. Planejar é programar com sabedoria e discernimento o que queremos fazer da nossa vida, começando hoje, prosseguindo amanhã e concluindo no futuro.

VIVER É REALIZAR – O ensinamento bíblico é: “Tudo quanto de vier às mãos para fazer, faze conforme as tuas forças”.

Lembremo-nos de que: “A fé sem obras é morta”.

Jesus declarou que: “A nossa luz deve resplandecer de tal maneira, para que os outros vejam as nossas boas obras, e glorifiquem ao Pai que está no Céu”.

Tiago diz: “Aquele que sabe fazer o bem, e não o faz, comete pecado”

Ninguém foi feito para ser inútil. Todos nós temos dons e talentos, dados por Deus, para que os utilizemos na realização da Obra que Ele a nós tem confiado. Realizar é produzir, é trabalhar, é fazer acontecer.

Podemos mesmo dizer que:

Somos auxiliadores quando auxiliamos.

Somos abençoadores quando abençoamos.

Somos produtores quando produzimos.

Somos ajudadores quando ajudamos.

Somos realizadores quando realizamos.

Finalmente, sentimo-nos realizados quando somos realizadores.

Realizar é abandonar o caminho da ociosidade e trilhar no caminho da produtividade.

VIVER É COLHER – “Pois aquilo que o homem semear, isto também colherá”. Esta é uma lei física e espiritual. Colhemos e colheremos o que semeamos e o que semearemos.

Quem semeia vento, colhe tempestade,

Quem semeia intrigas, colhe inimizades,

Quem semeia lamentações, colhe angústias,

Quem semeia maldades, colhe malignidade.

Quem semeia muito colhe muito. E quem semeia pouco colhe pouco. Estas                                        são realidades irrefutáveis, incontestáveis.

                Quanto maior a semeadura…     Melhor a colheita.

     Quanto maior a colheita…    Melhor o lucro.

     Quanto maior o lucro…    Melhores serão os investimentos.

      Quanto maior o investimento…  Melhores perspectivas para o futuro.

VIVER É VISLUMBRAR  A ETERNIDADE – Que tipo de eternidade você vislumbra ter? O tipo de eternidade para sua alma é você que escolhe.

Ninguém, a não ser você mesmo, pode destinar a sua alma para vida eterna ou para a morte eterna. Cada um dará conta de si mesmo a Deus.

Na verdade, independentemente do que você crê ou deixa de crer, só existem dois destinos para sua alma quanto a eternidade:

O CÉU – Onde os salvos por Jesus Cristo viverão eternamente e alegremente com Ele na presença e companhia de Deus e seus Anjos.

O INFERNO – Onde os que não aceitaram a Jesus como Salvador e Senhor irão sofrer eternamente, distanciados de Deus, e sofrendo na companhia do Diabo e seus demônios.

Você escolhe. Pense no que Jesus Cristo disse: “Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?” (Mateus 16:26).

“Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (J0ão 3:36),

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Pr. Brito

Pastor Presidente da IEBV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *